Bruna Lazzarin Lovrenovic

Para garantir o bom funcionamento do seu sistema nós tratamos o mesmo como se fossemos construir e voar com um avião!

Realizamos verificações em todos os módulos, integrações, customizações, atualizações, etc. visando o funcionamento perfeito de todos os componentes, para garantir ao máximo que as falhas e problemas passem bem longe daqui!

Gostamos de comparar o nosso modo de trabalhar com o avião… Pois, como é de conhecimento de todos, o avião é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo, mas para chegar nesse nível, testes exaustivos são realizados, projetados e executados de forma prolongada e detalhista.

Aspectos básicos do planejamento e da produção

Desde a decisão da criação de um novo avião até seu primeiro voo, o trajeto todo dura anos!

Não, não estamos falando que você precisa de anos para implantar um módulo ou um sistema inteiro na sua empresa para garantir que ele funcione adequadamente, mas precisamos dar a devida importância para cada etapa de implantação, para cada teste que é feito se quisermos obter sucesso na utilização do sistema.

Durante a construção de uma aeronave, os times são totalmente integrados. Imagine vários grupos de especialistas pensando suas áreas separadamente: o time de sistema hidráulico, a equipe de sistema elétrico, os responsáveis pelo combustível, etc.

Todos “disputam” espaço dentro da mesma aeronave, pois os sistemas precisam coexistir e também conseguem usar recursos comuns…

Pera aí, é dessa forma também que funcionam as áreas da empresa, inclusive dependendo da atividade, uma alteração em uma área pode ter impacto direto em outra e indireto em várias (ou todas)!

 E quanto tempo é gasto no desenho da solução? Quanto tempo é gasto no desenvolvimento (construção)? Quanto tempo é gasto somente em testes?

Perceba que a importância que damos para estes problemas e impactos não reflete a verdadeira importância que eles têm.

Lições aprendidas!

  • Devemos valorizar o tempo gasto com o planejamento;
  • Devemos valorizar (e muito) o tempo gasto com testes;
  • Quem desenvolve, também testa!
  • Devemos atuar primeiro em ambiente exclusivo para homologação;
  • Temos a obrigação de realizar testes unitários e exaustivos em todos os componentes que põe em risco a “vida” na sua aplicação;
  • Devemos realizar testes de integração e funcionais que devem ser capazes de reproduzir a realidade em bons e maus momentos.

A Technosiga atua desta maneira, porque você, sua equipe e sua empresa merecem um trabalho feito com dedicação e qualidade!

Entre em contato conosco e saiba como podemos contribuir para o seu sucesso! 

 

Referência no texto de Thiago Barradas

 

Entre em contato!

Preencha o formulário ao lado e nos envie suas dúvidas e/ou sugestões.